18/02/2017

Democracia

É o regime político em que a soberania é exercida pelo povo.

A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal.

É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas.

Democracia é um regime de governo que pode existir também, no sistema republicano, ou no sistema monárquico, onde há a indicação do primeiro ministro que realmente governa. A democracia tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias.


Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade. Os cidadãos tem os direitos expressos, e os deveres de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade.

























12/02/2017

Neocolonialismo


Predomínio econômico, político e/ou cultural de um país desenvolvido sobre outro, menos desenvolvido [Termo adotado após a Segunda Guerra Mundial, ao intensificar-se o processo de descolonização da África, mas utilizado atualmente tb. para marcar a dependência econômica de países da Ásia e da América Latina em relação aos países ricos.].











05/02/2017

Barroso suspende sanção do projeto que doa R$ 100 bi às teles




A gratidão das teles ao governo, pelo menos, vai demorar mais.
O projeto que transfere mais de R$ 100 bilhões de patrimônio público para as concessionárias de telecomunicações – e que é parte importante na negociação para a compra da falida Oi, vai ter de voltar ao Senado, para que os recursos apresentados  pelo PT, PC do B, PSB, PDT e por Roberto Requião, do PMDB, sejam apreciados em plenário.
Ou seja, que os senhores senadores, ao menos, deixem as suas digitais neste crime contra o erário.
“Defiro parcialmente a medida liminar requerida, para determinar que o Projeto de Lei da Câmara nº 79, de 2016, retorne ao Senado Federal para apreciação formal dos recursos interpostos pelos Senadores impetrantes e para que não seja novamente remetido à sanção presidencial até o julgamento final deste mandado de segurança ou ulterior decisão do Relator do feito após o recebimento da decisão da autoridade impetrada sobre os recursos interpostos”, afirmou o ministro na decisão, segundo o G1.
Temer já estava com a caneta no ar para assinar o “presentão” às teles.


DEPOIS DE UM LONGO HIATO, ESTAMOS DE VOLTA. SEMPRE POSTANDO INFORMAÇÕES INTERESSANTES ALÉM DAS MINHAS ATIVIDADES EM SALA DE AULA.
DIVIRTAM-SE.

PROF. EGON.