08/09/2014

Revolução Farroupilha - TRABALHO PARA OS 8ºS ANOS.

Revolução Farroupilha, também é chamada de Guerra dos Farrapos ou Decênio Heróico ( 1835 - 1845), eclodiu no Rio Grande do Sul e configurou-se, na mais longa revolta brasileira. Durou 10 anos e foi liderada pela classe dominante gaúcha, formada por fazendeiros de gado, que usou as camadas pobres da população como massa de apoio no processo de luta.

ABAIXO ALGUNS VÍDEOS QUE VÃO AJUDAR VOCÊ. 




26 comentários:

  1. Letícia Racanelli 802 ano data: 09/09/2014,Quando começou ? Quando acabou ? Revolução Farroupilha: (1835-1845) A Revolução Farroupilha teve inicio no ano de 1835, e teve o término em 1845.
    Principais personagens da Revolução Farroupilha:Anita Garibaldi,General Antonio de Souza Netto,Coronel Bento Gonçalves da Silva,Marechal Bento Manoel Ribeiro,General David Martins Canabarro,Giuseppe Garibaldi,Marechal Luís Alves de Lima e Silva, "Duque de Caxias",Coronel Onofre Pires da Silveira Canto.
    O motivo do conflito e das revoltas:A origem do conflito estava na insatisfação dos proprietários rurais gaúchos que administravam a produção de charque (carne-seca), gado e couro, e foram obrigados a pagar um imposto de 25% sobre essas mercadorias. Por outro lado, as mesmas mercadorias que eram produzidas na Argentina e no Uruguai pagavam uma taxa de impostos muito menor, de 4%.






    ResponderExcluir
  2. gleidison da silva cavalcanti,serie 802 ano

    quando começo quando terminou?

    Revolução Farroupilha, também é chamada de Guerra dos Farrapos ou Decênio Heróico ( 1835 - 1845), eclodiu no Rio Grande do Sul e configurou-se, na mais longa revolta brasileira. Durou 10 anos e foi liderada pela classe dominante gaúcha, formada por fazendeiros de gado, que usou as camadas pobres da população como massa de apoio no processo de luta.

    pricipais personagens :Anita Garibaldi,General Antonio de Souza Netto,Coronel Bento Gonçalves da Silva,
    Marechal Bento Manoel Ribeiro,General David Martins Canabarro,Giuseppe Garibaldi,
    Marechal Luís Alves de Lima e Silva,

    A Revolução Farroupilha passou para a história como uma das revoltas por liberdade no Brasil da época do Império, no século 19. Segundo os livros tradicionais, o movimento começou em protesto aos impostos altos cobrados no charque, no sal e em outros produtos da região Sul, e queria a independência em relação ao governo central.

    O historiador Moacyr Flores, autor de diversos livros sobre a Revolta, frutos de suas pesquisas de mestrado e doutorado, contesta essa versão. Ele considera a Revolução Farroupilha como uma guerra civil, já que colocou os rio-grandenses uns contra os outros. "Foi uma guerra iniciada pelos grandes proprietários rurais, chamados estancieiros. O Império, que já cobrava impostos das propriedades urbanas, decidiu cobrar impostos sobre as propriedades da zona rural", explica.

    ResponderExcluir
  3. a revoluçao farroupilha começou em 1835 e 1845 nome:vitor dias

    ResponderExcluir
  4. a revolução faroupilha começou em 1835 e 1845
    Nome: Felipe D. Inacio

    ResponderExcluir
  5. os personagens principais sao bento gonsalves,antonio de souza neto,anita garibaldi,giuseppe garibaldi,david canabarro,onofre pires nome:vitor dias

    ResponderExcluir
  6. (1835-1845) Os Principais Personagens eram os os fazendeiros.
    Em 20 de setembro de 1835, os rebeldes tomam Porto Alegre, obrigando o presidente da província, Fernandes Braga, a fugir para Rio Grande. Bento Gonçalves, que planejou o ataque, empossou no cargo o vice, Marciano Ribeiro. O governo imperial nomeou José de Araújo Ribeiro para o lugar de Fernandes Braga, mas este nome não agradou os farroupilhas (o principal objetivo da revolta era a nomeação de um presidente que defendesse os interesses rio-grandenses), e estes decidiram prorrogar o mandato de Marciano Ribeiro até 9 de dezembro. Araújo Ribeiro, então, decidiu partir para Rio Grande e tomou posse no Conselho Municipal da cidade portuária. Bento Manoel, um dos líderes do 20 de setembro, decidiu apoiá-lo e rompeu com os farroupilhas.
    Em 9 de setembro de 1836 os farrapos, comandados pelo General Netto, impuseram uma violenta derrota ao coronel João da Silva Tavares no Arroio Seival, próximo a Bagé. Empolgados pela grande vitória, os chefes farrapos no local decidiram, em virtude do impasse político em que o conflito havia chegado, pela proclamação da República Rio-Grandense. O movimento deixava de ter um caráter corretivo e passava ao nível separatista.
    Aluno: Breno Rodrigues dos Santos 801 ano

    ResponderExcluir
  7. A guerra acabou 1825-1845

    os principais personagens: os fazendeiros

    - Descontentamento político com o governo imperial brasileiro;

    - Busca por parte dos liberais por maior autonomia para as províncias;

    - Revolta com os altos impostos cobrados no comércio de couro e charque, importantes produtos da economia


    O charque, além de ser o principal alimento dos escravos e dos pobres, também era o principal produto da economia gaúcha.

    Os comerciantes do sudeste (dominados pelos latifundiários do centro e norte) compravam charque mais barato do Uruguai e da Argentina. Os uruguaios e argentinos vendiam barato, porque a mercadoria era produzida com mão-de-obra livre.

    Em primiero de março de 1845, o então Barão de Caxias, marechal Luiz Alves de Lima e Silva, líder do Império, anuncia o fim da Guerra dos Farrapos.

    "Rio-grandenses ! É sem dúvida para mim de inexplicável prazer ter de anunciar-vos que a guerra civil, que por mais de nove anos devastou esta bela província, está terminada ..."
    As hostilidades cessaram totalmente no dia 21.


    nomes:;; thalita giselly e ana caroline. 801 ano

    ResponderExcluir
  8. (1835-1845) OS PRINCIPAIS PERSONAGENS eram os fazendeiros de gados e os pobre / a assinatura do acordo foi concedida anistia geral aos revoltosos, o saneamento das dívidas dos governos revolucionários e a libertação dos escravos que participaram da revolução


    República Juliana foi um Estado, já extinto, proclamado na então província de Santa Catarina, do Império do Brasil (1822-1889), que constitui o atual estado brasileiro de Santa Catarina, em 24 de julho de 1839, e que perdurou até 15 de novembro do mesmo ano.

    alunos . vitoria silva , vinicius dos santos , luiz henrique

    ResponderExcluir
  9. A revolução farroupilha começou em 1835 e terminou em 1845

    NOME:LUCAS , FELIPE F

    ResponderExcluir
  10. Várias medidas foram tomadas, entre elas a convocação de eleições, da qual saiu vitorioso o coronel Joaquim Xavier Neves. Tal vitória não foi aceita pelos agitadores gaúchos, que acabaram por nomear para seu lugar o Padre Vicente Ferreira dos Santos Cordeiro, então derrotado nas eleições. Eles escolheram Laguna como Capital interina da República Juliana, estabeleceram as cores verde, amarela e branca como oficiais, e extinguiram os impostos que eram cobrados pelo comércio do gado e da indústria campestre.

    O governo imperial revidou escolhendo o marechal Francisco José de Sousa Andréas como presidente de Santa Catarina, homem de família ilustre e promissora carreira militar. Governou de 1839 a 1840.

    A República Juliana foi considerada um braço da Revolução Farroupilha e ficou conhecida historicamente como um estado que pertenceu à Santa Catarina, oficializou-se a 24 de julho de 1839 - advindo daí o nome “Juliana” - e findou-se em 15 de novembro de 1839, durante um ataque violento a Laguna, durante o qual os seus inimigos fizeram uso não só da marinha como também da cavalaria e da infantaria para derrotá-los.

    O resultado foi o total aniquilamento da esquadra farroupilha, a reconquista de Lagunas e a matança de todos os chefes da marinha rio-grandense, com exceção, é claro, de Garibaldi e Davi Canabarro, que conseguiram fugir.

    Garibaldi veio para o Brasil com o único objetivo de contribuir na luta dos farrapos, conheceu Anita Garibaldi, com quem se casou, e ganhou uma ferrenha companheira de luta contra o império, sendo ambos venerados como heróis catarinenses até os dias de hoje.
    Aluno : Breno Rodrigues dos Santos 801 Ano

    ResponderExcluir
  11. tambem reconhecida como revoluçao farroupilha A Guerra dos Farrapos foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com caráter republicano. Ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.
    nome:vitor dias

    ResponderExcluir
  12. República Juliana foi um Estado, já extinto, proclamado na então província de Santa Catarina, do Império do Brasil (1822-1889), que constitui o atual estado brasileiro de Santa Catarina, em 24 de julho de 1839, e que perdurou até 15 de novembro do mesmo ano. Foi uma extensão da Revolução Farroupilha (1835-1845), iniciada na província vizinha do Rio Grande do Sul, onde havia sido proclamada a República Rio-Grandense (1836-1845).

    ResponderExcluir
  13. os personagens principais são Bento gonsalves, Antonio de souza, Anita garibaldi, Giuseppe Garibaldi, David Canabarro e Onofre pires Nome: Felipe D. Inacio

    ResponderExcluir
  14. Também conhecida como Revolução Farroupilha, A Guerra dos Farrapos foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com caráter republicano. Ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.
    Nome: Felipe D. Inacio

    ResponderExcluir
  15. barbara valdete quintino9 de setembro de 2014 às 11:07

    a revoluçao começo 1835 e terminou em 1845 foi 10 que durou a guerra foi liberada pela classe dominante gaúcha,formada pela um fazendeiro de gado no rio grande do sul foi o palco da disputas entre portugueses em espanhóis deste do seculo xvii,o fim dos conflitos deveria inspirar do governo central a incentivar o crescimento o crescimento economico do sul,como pagamento as gerações das familias se voltaram contra a defasa do pais ha muito tempo,mais no fim nao acorreu como esperado

    ResponderExcluir
  16. A revolução começo 1835 e terminou em 1845 foi 10 que durou a guerra foi liberada pela classe dominante gaúcha,formada pela um fazendeiro de gado
    No rio grande do sul foi o palco da disputas entre portugueses em espanhóis
    desde do seculo XVII , o fim dos conflitos deveria inspirar do governo central a incentivar o crescimento econômico do sul,como pagamento as gerações das famílias se voltaram contra a defesa do pais há muito tempo , mais no fim não ocorreu como esperado

    ResponderExcluir
  17. A origem do conflito estava na insatisfação dos proprietários rurais gaúchos que administravam a produção de charque (carne-seca), gado e couro, e foram obrigados a pagar um imposto de 25% sobre essas mercadorias. Por outro lado, as mesmas mercadorias que eram produzidas na Argentina e no Uruguai pagavam uma taxa de impostos muito menor, de 4%. nome: viror dias

    ResponderExcluir
  18. A origem do conflito estava na insatisfação dos proprietários rurais gaúchos que administravam a produção de charque (carne-seca), gado e couro, e foram obrigados a pagar um imposto de 25% sobre essas mercadorias. Por outro lado, as mesmas mercadorias que eram produzidas na Argentina e no Uruguai pagavam uma taxa de impostos muito menor, de 4%.
    Nome: Felipe D. Inacio

    ResponderExcluir
  19. República Juliana foi um Estado, já extinto, proclamado na então província de Santa Catarina, do Império do Brasil (1822-1889), que constitui o atual estado brasileiro de Santa Catarina, em 24 de julho de 1839, e que perdurou até 15 de novembro do mesmo ano. nome :vitor dias

    ResponderExcluir
  20. República Juliana foi um Estado, já extinto, proclamado na então província de Santa Catarina, do Império do Brasil (1822-1889), que constitui o atual estado brasileiro de Santa Catarina, em 24 de julho de 1839, e que perdurou até 15 de novembro do mesmo ano. Foi uma extensão da Revolução Farroupilha (1835-1845), iniciada na província vizinha do Rio Grande do Sul, onde havia sido proclamada a República Rio-Grandense (1836-1845). Nome: Felipe D. Inacio

    ResponderExcluir
  21. Revolução começou a perder força a partir de 1840, quando grande parte do exército estava na região. Lideradas por Duque de Caxias, as tropas imperiais conseguiram derrotar os revolucionários e, em 1845, foi assinada a Paz de Poncho Verde, pondo fim à Revolução Farroupilha. nome :vitor dias

    ResponderExcluir
  22. a revolução farroupilha O Rio Grande do Sul foi palco das disputas entre portugueses e espanhóis desde o século XVII. Na idéia dos líderes locais, o fim dos conflitos deveria inspirar o governo central a incentivar o crescimento econômico do sul, como pagamento às gerações de famílias que se voltaram para a defesa do país desde há muito tempo. Mas não foi isso que ocorreu.

    A partir de 1821 o governo central passou a impor a cobrança de taxas pesadas sobre os produtos rio-grandenses, como charque, erva-mate, couros, sebo, graxa, etc.

    No início da década de 30, o governo aliou a cobrança de uma taxa extorsiva sobre o charque gaúcho a incentivos para a importação do importado do Prata.

    Ao mesmo tempo aumentou a taxa de importação do sal, insumo básico para a fabricação do produto. Além do mais, se as tropas que lutavam nas guerras eram gaúchas, seus comandantes vinham do centro do país. Tudo isso causou grande revolta na elite rio-grandense.

    nome:Carlos Daniel Bernardino 801

    ResponderExcluir
  23. Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha foi como ficou conhecida a revolução ou guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil,na eO principal motivo de curto prazo, entretanto, foi a taxação excessiva do charque (espécie de carne-seca muito utilizada na alimentação de escravos no período) rio-grandense em comparação com o charque dos demais estados platinos pelo governo imperial, o que gerava uma enorme desvantagem para o produto do Rio Grande em comparação com o produto estrangeiro, mas, por outro lado, oferecia uma vantagem comercial para os consumidores do nordeste e do sudeste, que podiam adquirir o charque estrangeiro por um preço muito mais barato, o que gerou um sentimento de alienação por parte das elites gaúchas, que se rebelaram.então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense. Estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.

    A revolução, que com o passar do tempo adquiriu um caráter separatista, influenciou movimentos que ocorreram em outras províncias brasileiras: irradiando influência para a Revolução Liberal que viria a ocorrer em São Paulo em 1842 e para a revolta denominada Sabinada na Bahia em 1837, ambas de ideologia do Partido Liberal da época. Inspirou-se na recém findada guerra de independência do Uruguai, mantendo conexões com a nova república do Rio da Prata, além de províncias independentes argentinas, como Corrientes e Santa Fé. Chegou a expandir-se à costa brasileira, em Laguna, com a proclamação da República Juliana e ao planalto catarinense de Lages.

    A revolta teve como líderes: general Bento Gonçalves, general Neto, coronel Onofre Pires, coronel Lucas de Oliveira, deputado Vicente da Fontoura, general Davi Canabarro, coronel Corte Real, coronel Teixeira Nunes, coronel Domingos de Almeida, coronel Domingos Crescêncio de Carvalho, general José Mariano de Mattos, general Gomes Jardim, além de receber inspiração ideológica de italianos da Carbonária refugiados, como o cientista e tenente Tito Lívio Zambeccari e o jornalista Luigi Rossetti, além do capitão Giuseppe Garibaldi, que embora não pertencesse a carbonária, esteve envolvido em movimentos republicanos na Itália.7

    A questão da abolição da escravatura também esteve envolvida, organizando-se exércitos contando com homens negros que aspiravam à liberdade.

    * Bento Manuel Ribeiro Lutou em ambos os lados ao longo da guerra, mas quando acabou a revolução ele estava ao lado do imperador.09/09/2014.Abrahão Lucas Costa Casas. E.B. mansueto tres

    ResponderExcluir
  24. Revolução começou a perder força a partir de 1840, quando grande parte do exército estava na região. Lideradas por Duque de Caxias, as tropas imperiais conseguiram derrotar os revolucionários e, em 1845, foi assinada a Paz de Poncho Verde, pondo fim à Revolução Farroupilha. Nome: Felipe D. Inacio

    ResponderExcluir
  25. alunas tatiana cristina diniz e maquele dos santos dias turma 801 ano
    revolução farrolpilha
    começou em 1835 e terminou em 1845 preincipais personagens forão beto gonçalves,antonio de souza neto anita gavibaldi giuseppe garibaldi,os motivos da revolta foi pela liberdade dos escravos e da expressão esmaeceu,a república juliana aconteceu com a expansão da revolta conhecida como guerra dos farrapos ocorrida em porto alegre.o charque da carne seca é uma carne salgada e seca ao sal com objetivo de mante la própria ao consumo com mais tempo.o resultado final da revolta foi quando não houve um tratado de paz e os farrapos escolheram caxias com presidente da província.

    ResponderExcluir
  26. O periodo das regencias na historia do brasil teve inicio em 1831 com a abdicaçao de Dom pedro 1 e terminou em 1840 com o golpe da maioridade.
    As assembleias legislativas provinciais foram criadas,apos a abdicaçao de Dom Pedro 1,durante a regencia trina permanente (quando,em nome do filho do imperador,Dom Pedro 2,de menoridade,governam o brasil os deputados de jose da costa carvalhom e joao braulio muniz e o brigadeiro francisco de lima e silva),por um ato adiccional a constituiçao de 1824.
    Diogo Antonio Feijo foi eleito regente em 7 de abril de 1835,e administrou o pais ate 1837.
    Feijo,que fora ministro da justiça no governo anterior,cria,alguns aliados,um partido que seria denominado progressista,dando origem a um novo cenario politico.os progressistas eram de tendencia liberal,favoraveisas mudanças descentralizadoras do poderàs mudanças descentralizadoras do poder. Contra eles logo se ergueu um grupo chamado Regressista, liderado pelo deputado
    Bernardo Pereira de Vasconcelos. Eles buscavam o retorno à situação anterior ao Ato Adicional. Este partido se uniria a marombistas – políticos independentes que votavam ou não a favor do governo-, a antigos restauradores e outros elementos, dando então origem, no final da Regência Una de Feijó, ao Partido Conservador. Os partidários do regente, por sua vez, são a base do Partido Liberal. aluna:Amanda Cristina Maçaneiro
    turma:801 ano

    ResponderExcluir