04/06/2015

O lado bom do nazismo.
Sempre que aplico minhas aulas e o conteúdo  é o nazismo, as perguntas são sempre as mesmas: Hitler foi um monstro? E a necessidade de mostrar o outro lado da história, aquele lado que não se encontra nos livros didáticos, é imprescindível.  Acho fundamental, para saciar a sede de conhecimento, que se busquem os dois lados da moeda, ou da História.
Quero aqui, deixar bem claro, que este texto não visa criar um sentimento ou uma visão de idolatria. Mas, sim, mostrar aquilo que os livros não citam. Já que todos sabem o lado funesto, macabro do nazismo, vamos lá:


PROTEÇÃO DOS ANIMAIS.


Uma das primeiras medidas tomadas pelo governo nazista, foi a criação de leis proibindo a vivissecção, ou seja, o uso de animais vivos para estudos científicos. Foram uns dos primeiros do mundo a tomar esta atitude, onde vários outros países europeus seguiram as ideias do governo alemão. Quando a lei foi instituída, Herman Goring, um dos líderes nazistas publica a seguinte declaração:
“ uma lei absoluta e permanente sobre a vivissecção não é somente uma lei necessária para proteger os animais e mostrar  simpatia para com sua dor, mas também é uma lei para a própria humanidade. Tenho, portanto, anunciada a proibição imediata da vivissecção e quem a descumprir ficará em um campo de concentração até seu julgamento.”

CAMPANHA ANTITABAGISTA.


O Partido Nazista e seu governo demonstravam preocupação com a saúde do povo alemão. Este governo criou leis proibindo o fumo e o fim do cigarro. Com forte campanha de orientação, como o cartaz acima, foi proibido em todos os lugares públicos, como trens, restaurantes, livrarias, teatros, entre outros. O tabaco sofreu altas taxações de impostos, e foi um dos primeiros países a criar as mulheres do mal que o fumo provoca à gravidez, ao feto. No ano de 1940, a média de cigarros consumidos por cada cidadão americano era uma média de 3000 anuais. O cidadão alemão consumia uma média de 742 cigarros anuais. Hitler não fumava.

SOCIEDADE IGUAL.


Uma das principais filosofias do governo nazista era que todo alemão deveria ter oportunidades de crescimento financeiro, familiar e social. Era uma das práticas de combate às desigualdades sociais. Uma das atitudes louváveis, foi o incentivo à empresa alemã Volkswagen na criação do Fusca, que tinha como objetivo ser um automóvel para toda a família, independente do nível social. Prático, ágil e econômico. E com preço acessível, pois foi lançado com o mesmo valor de uma motocicleta. Assim todos compravam. Prova disso, é que o Fusca se tornou um dos carros mais populares do mundo.

CONQUISTA DO ESPAÇO



Apesar da Alemanha nazista não ter contribuído com este avanço cientifico, pois quando houve a corrida espacial, a Alemanha já estava vencida, mas não posso deixar de citar o brilhante cientista Werner von Braun, membro do partido nazista. Tudo o que sabemos em termos de foguetes modernos, devemos aos estudos deste cientista. É sua a ideia de colocar combustível liquido em foguetes ou em orbitar a terra. No decorrer da guerra, desenvolveu várias armas para Hitler, depois foi recrutado, e aceitou, ir para os Eua. E neste país, desenvolveu o foguete Saturno V, que levou o homem à lua, em 1969.

CINEMA


O governo nazi gastou muito dinheiro em propaganda usando o cinema. Também achavam que uma grande nação deveria ter um forte cinema nacional. E muito do desenvolvimento do cinema se deve a investimentos nazistas. O filme propaganda “Triunfo da vontade”, é considerado um dos filmes mais importantes da história do cinema. Para a realização do filme, foram usados 30 câmeras, um absurdo pra época, centenas de técnicos e um orçamento alto. Durante as filmagens, surgiram alguns equipamentos usados até os dias de hoje, como, o guindaste para imagens de cima, e a câmera sobre trilhos, para filmar o personagem em movimento, também usado até os dias de hoje.

MEDICINA


Apesar de usar como cobaias seres humanos, os avanços da medicina nazista são muitos, alguns usados até os dias de hoje. Todos os estudos sobre hipotermia são devidos aos cientistas nazistas, muitos aplicados até os dias de hoje. Os estudos de efeitos de venenos no corpo humano, métodos de esterilização, utilização de agentes anti -  microbianos, o comportamento do corpo em altas atitudes, efeitos da agua do mar no organismo, entre outras. Claro que a forma de se buscar estas informações não são aceitas até os dias de hoje, mas não posso negar sua utilidade para a humanidade até hoje. 
Uniu o povo alemão que vivia espalhado pela Europa em vários territórios, eliminou a inflação de 1000% ao mês que tinha a economia controlada pelos bancos judeus antes de Hitler assumir o poder, acabou com o desemprego, liberou o livre credo religioso em todo território alemão, combateu o crescimento do comunismo na Alemanha e Europa. Enfim, aqui encerro este não tão pequeno texto. Não precisa acreditar em mim, mas acredite na HISTÓRIA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário