TRABALHO SOBRE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
Identifique um país participante da guerra, comentando sua participação e o que levou o mesmo a entrar no conflito.
ALIADOS: França, Reino Unido, URSS, EUA.
EIXO: Alemanha, Itália e Japão.
Respondam em dupla nesta mesma postagem. Não se esqueçam dos nomes da dupla e a sala a qual pertencem.
ALIADOS EUA:Em dezembro de 1941, a base de Pearl Harbor, no Havaí, pertencente aos EUA, foi atacada de surpresa pela Força Área do Japão, este fato ficou marcado na história como o ataque suicida dos kamikazes japoneses, um heterodoxo ataque, onde os pilotos japoneses jogaram seus aviões contra a base norte-americana. Ao final do ataque, o empreendimento realizado pela esquadra japonesa surtiu efeito, Pearl Harbor foi totalmente destruída e o Japão teve 29 aviões abatidos.
ResponderExcluirA partir de então, o presidente Roosevelt, dos EUA, enviou tropas norte-americanas para combater na Segunda Guerra Mundial, porém este fato não foi o único motivo da entrada dos EUA na guerra. Durante algum tempo, Roosevelt realizava acordos diplomáticos com o Primeiro-Ministro inglês Winston Churchill; juntos, assinaram o documento denominado Carta do Atlântico, cujo teor era contrário à ideologia e à política totalitária nazifascista.
A entrada dos EUA foi fator primordial para a vitória dos Aliados (Inglaterra, França, Rússia), os norte-americanos possuíam um forte e organizado exército e uma enorme capacidade bélica. A primeira vitória estadunidense durante a Segunda Guerra Mundial aconteceu na Batalha de Midway em 1942, derrotando a marinha japonesa.
Nome:Thiago Andrei e David Lucas Turma:93
Alunas: Gabrielly Pilarski e Danielle Mateus P.
ResponderExcluirProfessor : Vitor Turma: 93
Eixo: Itália
Qual foi a participação da Itália na segunda guerra mundial?
Em junho de 1940, sonhando com a união completa da "Itália irredentista", Mussolini, que constituira em 1936 o Eixo Roma–Berlim e, em 1939, assinara com o III Reich o pacto de Aço, entrou na Segunda Guerra Mundial ao lado do Japão e da Alemanha de Hitler. Mas os reveses das potências do Eixo, a perda de seu império no norte da África e o desembarque anglo-americano na Sicília trouxeram a queda e a prisão de Mussolini por ordem do rei (1943). Um governo presidido pelo marechal Badoglio assinou o armistício e declarou guerra à Alemanha. Mussoline, libertado pelos alemães, constituiu um governo fascista no norte da Itália, a República Social Italiana (república de Saló), mas com o avanço aliado na península, foi detido e fuzilado pelos antifascistas em abril de 1945
Nome: Leticia P. Machado e Maklei Gomes Vaz.....Turma 93
ResponderExcluirAlemanha:Uma das maiores guerras da História não começou do além. A Alemanha, principal adversária, comandada por Hitler, atacou tudo que podia ao lado da Itália e do Japão, mas, ao final, foram derrotados.
Esta ideia de iniciar a guerra vinha há quase 3 décadas, desde o fim da Primeira Guerra Mundial. Não foi por acaso e nem sem fundamentos. O povo abraçou a loucura de Hitler e todos guerrearam em prol do país.
Alunos: Daniel Becker e Angelo Aloi
ResponderExcluirProfessor Vitor, turma 93.
URSS: (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), a União Soviética assinou um pacto de não agressão com a Alemanha nazista, inicialmente para evitar um confronto, mas o tratado foi desconsiderado em 1941, quando os nazistas invadiram o território da URSS e deram inicio ao maior e sangrento teatro de guerra da história. Foi por esta causa que a URSS decidiu entrar na guerra junto aos aliados.
Nome: Paola Cristina da Silva
ResponderExcluirProfessor:Vitor
Turma:9° ano 93
PARTICIPAÇÃO DA ALEMANHA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Foi o principal protagonista. Quem iniciou a Guerra foi o Exercito Alemão.
Era o mais bem treinado, equipado, obediente e obstinado exercito do mundo. Seguiam as Ordens de Hitler até o fim. Se necessário não recuavam um milimetro. Certo ou não, tinha um motivo para lutar, primeiro era levar o domínio alemão ao mundo, e depois, com o decorrer da guerra, defender a Alemanha e seu Fuher Adolf Hitler.
Talvez se não fosse a pressa e ganancia de Hitler, ao atacar a Russia enquanto lutava com os Ingleses, a Alemanha teria ganho a Guerra. Mas com a entrada dos EUA, que tinha um oceano inteiro para manter a guerra longe de seu território, podia fabricar armas e treinar suas tropas com segurança, simplesmente desequilibrou as forças e deu a vitoria aos Aliados.
O exercito alemão estava presente na Europa, Asia e Africa, levando no incio do conflito seu domínio a grande parte do território mundial.
Nomes:Barbara e Nair.
ResponderExcluirTurma:94
Professor:Vitor Moreira
Participação da França
A frança foi lutar contra a Alemanha pela mesma ter ignorado o Tratado de Versalhes, que determinava que a Alemanha não poderia investir muito em forças armadas e nem provocar guerras.
Alemanha começou a invadir a Polonia, que fez com que a Inglaterra e a França declaracem guerra contra a Alemanha.
O que motivou a entrada da França na guerra foi a invasão da Polônia pelas tropas de Hitler.
Foram vítimas.
Território invadido pelos alemães e se alinharam a Reino Unido, EUA e União Soviética.
Nome:Vitor M. Santos 94
ResponderExcluirProfessor:Vitor
Estados Unidos na Segunda Guerra
A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) iniciou após Adolf Hitler, líder do nazismo alemão, ter decretado a invasão da Polônia pelas tropas alemãs em 1939. Os Estados Unidos da América até então não haviam entrado na guerra, porém no ano de 1941 o presidente norte-americano Franklin Roosevelt enviou tropas do exército estadunidense para a Europa. Mas, quais foram os motivos da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial? Nosso principal objetivo será esclarecer essa questão.
O Japão, pertencente ao bloco do Eixo, composto pela Alemanha e Itália, iniciou uma política de expansão territorial, suas pretensões voltaram-se para o sudeste asiático (onde se encontravam possessões coloniais europeias). Além da expansão territorial, os japoneses visavam dominar a exploração de recursos minerais e vegetais da região, ou seja, das matérias-primas, como o petróleo, o estanho, a borracha e o arroz.
Seguindo o plano de expansão territorial, os japoneses somente teriam que derrotar a marinha norte-americana no oceano Pacífico. Com esse intuito, em dezembro de 1941, a base de Pearl Harbor, no Havaí, pertencente aos EUA, foi atacada de surpresa pela Força Área do Japão, este fato ficou marcado na história como o ataque suicida dos kamikazes japoneses, um heterodoxo ataque, onde os pilotos japoneses jogaram seus aviões contra a base norte-americana. Ao final do ataque, o empreendimento realizado pela esquadra japonesa surtiu efeito, Pearl Harbor foi totalmente destruída e o Japão teve 29 aviões abatidos.
A partir de então, o presidente Roosevelt, dos EUA, enviou tropas norte-americanas para combater na Segunda Guerra Mundial, porém este fato não foi o único motivo da entrada dos EUA na guerra. Durante algum tempo, Roosevelt realizava acordos diplomáticos com o Primeiro-Ministro inglês Winston Churchill; juntos, assinaram o documento denominado Carta do Atlântico, cujo teor era contrário à ideologia e à política totalitária nazifascista.
A entrada dos EUA foi fator primordial para a vitória dos Aliados (Inglaterra, França, Rússia), os norte-americanos possuíam um forte e organizado exército e uma enorme capacidade bélica. A primeira vitória estadunidense durante a Segunda Guerra Mundial aconteceu na Batalha de Midway em 1942, derrotando a marinha japonesa.
No ano de 1943, Roosevelt enviou um grande contingente de soldados norte-americanos para a África, mas especificamente para o Egito, onde venceram as tropas alemãs na Batalha de El Alamein. Outra importante participação dos EUA na Segunda Guerra foi o desembarque na Normandia (França), juntamente com os aliados venceram o exército alemão e a cidade de Paris voltou para o controle da França, antes dominada pelos alemães.
Em 1945 as tropas norte-americanas finalizaram a guerra utilizando pela primeira vez na história uma arma nuclear, a bomba atômica. Os EUA bombardearam as cidades de Hiroxima e Nagasáqui, deixando uma vasta destruição humana e natural com a radioatividade nuclear, selando uma nova fase na história da humanidade.
Alunas : Daiane & Paola
ResponderExcluirTurma : 94
REINO UNIDO .
Vale lembrar que Reino Unido, ao contrário do que muitos pensam não é apenas a Inglaterra. Mas sim o conjunto de quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. E desta forma representada é que combateu na Segunda Guerra Mundial. Conhecida como as forças Britânicas.
Haviam passado mais de dois anos que o Reino Unido lutava quando os japoneses realizaram o ataque a Pearl Harbor. Havia guarnições britânicas dispostas nas regiões da Malásia, Hong Kong, Shanghai, entre outras. Sob o comando de Winston Churchill, tinha combatido a Alemanha e a Itália durante um ano sem o apoio militar de qualquer aliado. E esta guerra européia era a principal preocupação britânica, e por isso suas posses no Pacífico ficaram sem um número necessário de tropas e todo aparato militar.
E apesar de grandes perdas militares, o Reino Unido não executaria nenhuma ofensiva ante de Novembro de 1944.
Nesse período de guerra solitária, uma operação desastrosa foi o deslocamento das tropas australianas do Norte da África para o porto de Darwin, sob suspeita de invasão. Conseqüentemente essas tropas foram enviadas para Singapura onde foram capturadas. Culminando na maior derrota da história do Reino Unido. Milhares de tropas foram presas e outras tantas foram mortas. Recendo um tratamento nada amigável por parte dos Japoneses.
Embora não recebesse apoio militar, o reino Unido recebia demais apoios por parte dos Estados Unidos. E a intenção de Churchill e Roosevelt era de solucionar o problema “Hitler” e só então visar os Japoneses. Porém o ataque a Pearl Harbor, em 1941 pôs fim a este plano, forçando o país do Tio Sam a mobilizar suas forças contra o País do Sol Nascente.
As tropas estadunidenses somente seriam um apoio eficaz na guerra da Europa em 1943.
O Reino Unido não deixou de apoiar seu principal aliado na Guerra do Pacífico, designando uma força considerável para o combate.
Com a vitória dos Aliados, em 1945, o reino Unido estava devastado fisicamente e financeiramente, e sua emissão de uma força para ocupar o Japão, foi apenas simbólica.
A Economia somente teve ares de recuperação com a execução do Plano Marshall, aplicada após o término da Segunda Guerra.
Turma:94
ResponderExcluirAlunas:Vitoria e Stephanie
A participaçao da frança na segunda guerra mundial
A França entrou na II Guerra Mundial por motivos idênticos aos da Grã-Bretanha.
Tudo começou com a Alemanha, com Hitler no poder, a invadir diversos países europeus, pois tinha objectivos expansionistas e de supremacia da raça ariana. Os franceses, tal como os restantes países europeus, por medo ou não preparados para uma nova guerra mundial, não reagiam a estas ocupações. Entretanto a Itália, aliada da Alemanha, ocupou um novo território, a Albânia. Foi após esta invasão que a França e a Grã Bretanha decidiram que declarariam guerra aos alemães se novas ocupações viessem a acontecer.
Em Setembro de 1939, é então declarada guerra aos alemães por parte dos franceses em conjunto com os ingleses, pois a Alemanha invadira a Polónia.
GABRIEL FERNANDO 94
ResponderExcluirProf° = VITOR
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Qual foi a participação do Japão na Segunda guerra mundial ?
O Japão estava crescendo e precisava de resevas de petroleo e carvão,muito usados na época.Invadiu a China e alguns países da Asia tais como Filipinas,Coreia. Como os EUA,tinham também interesses econômicos na região e tinham frotas superiores no Pacifico atacou Pearl Harbor houve a formação do Eixo: Japão,Itália e Alemanha. Com isto esperava-se que os EUA,deslocasse sua frota para defender a Inglaterra, com consequente perda do poderio Naval,vital na época,no Pacifico.
Oque levou o Japão a entrar na guerra ?
Alem da relação dos EUA , e o imperialismo e o japão é uma ilha , onde ele não tem onde produzir seus recursos básicos e espaço para seus movimentos .
Aline De Matos.
ResponderExcluirTurma: 94
Participação da França na segunda guerra mundial.
A França entrou na II Guerra Mundial por motivos idênticos aos da Grã-Bretanha.
Tudo começou com a Alemanha, com Hitler no poder, a invadir diversos países europeus, pois tinha objetivos expansionistas e de supremacia da raça ariana. Os franceses, tal como os restantes países europeus, por medo ou não preparados para uma nova guerra mundial, não reagiam a estas ocupações. Entretanto a Itália, aliada da Alemanha, ocupou um novo território, a Albânia. Foi após esta invasão que a França e a Grã Bretanha decidiram que declarariam guerra aos alemães se novas ocupações viessem a acontecer.
Em Setembro de 1939, é então declarada guerra aos alemães por parte dos franceses em conjunto com os ingleses, pois a Alemanha invadira a Polônia.
Em 14 de Junho de 1940 a Alemanha invade a França, demitindo o presidente Albert Lebrun.
Philippe Pétain (1856-1951), que era um Marechal da França, assume a chefia do Governo e, confrontado com o caos em que se encontrava o Exército francês, resolve capitular em Julho de 1940 assinando um armistício com os alemães no dia 22, em Rethondes. Este governante concordou com o regime colaboracionista de Vichy, sujeitando-se às imposições dos nazis.
O que levou ela entra na guerra?
ResponderExcluirA Alemanha, principal adversária, comandada por Hitler, atacou tudo que podia ao lado da Itália e do Japão, mas, ao final, foram derrotados.
3 motivos que levou a Alemanha a iniciar a Segunda Guerra Mundial
.1# – Orgulho ferido
A Alemanha vinha derrotada da Primeira Guerra Mundial. Dentre todos os países participantes, ela foi a que mais sofreu consequências, tendo que devolver território, pagar multas e ficar um tempo sem mexer no exército.
Isso tudo deixou todos os alemães muito tristes, ferindo diretamente o orgulho da nação. No entanto, depois que a decepção passa, vem a raiva e o ódio, e foi o que aconteceu. O líder Hitler trouxe o espírito de volta, dizendo que eles eram capazes, faziam parte da raça superior e por aí vai. E começaram, então, a orquestrar seus planos maléficos!
2# – Sede de vingança
Com o orgulho ferido, mas vendo que eram mais do que acreditavam ser, na visão do Hitler, eles ficaram com vontade de se vingar. Imagina que na escola aconteça alguma briga generalizada e você é um dos poucos que é punido pela direção, com suspensão e impossibilidade de participar das aulas de Educação Física. Você se sentirá abaixo dos outros por um tempo, até que algum amigo diga mensagens que mexam com o seu espírito. Mais confiante, provavelmente você pensará em uma vingança para os meninos que se safaram e te colocaram lá no chão, não é mesmo?
Foi o que aconteceu. Com vontade de dar tudo o que sofreram aos seus oponentes, eles tentaram a vingança.
3# – Motivação
E por fim, o último motivo foram as palavras do Hitler. Este homem, apesar de louco, tinha uma ótima oratória, então ele falava com o povo alemão e todos acreditavam no que ele dizia! Além disso, ele falava exatamente o que o povo queria ouvir. Depois de terminar um namoro, você não quer que seu pai ou sua mãe fique apontando seus erros, não é mesmo? Você prefere que eles passem a mão na sua cabeça e diga tudo o que você quer ouvir, como, por exemplo, que você merece alguém melhor do que a anterior, que a culpa do término não foi sua e assim em diante.
Ao fazer isso, dizendo que eles faziam parte da Raça Ariana, que poderiam bater de frente com os outros países, todos ficaram motivados a lutar e mostrar quem era o país superio
Qual foi a participação da Alemanha na guerra?
Ela deu inicio a 2 guerra mundial.Hitler não se contentou em anexar a Áustria e os Sudetos (em março e setembro de 1938, respectivamente). Sua intenção era dominar a Europa. Depois de desmembrar a então Tchecoslováquia, ordenou a invasão da Polônia em 1º de setembro de 1939. O Reino Unido e a França declararam guerra à Alemanha dois dias depois, cumprindo o acordo de defesa da Polônia. Começava, assim, a Segunda Guerra Mundial, que até 1945 devastou grande parte da Europa.
Nome: Suelen agostinho.Gabriele perreira turma 94
Nome: Alessandra Camargo,Fernanda Amâncio
ResponderExcluirProfessor:Vitor
Turma:9° ano 94
Segunda Guerra Mundial – Japão Em 1941, as relações entre Estados Unidos e Japão não estavam bem. A divergência era a tentativa japonesa de dominar a China pela força. Em 1937, começara a guerra sino-japonesa, provocando sérios protestos uma vez que os Estados Unidos tinham grande interesse na China. Diante da recusa do Japão em ouvir os protestos, os Estados Unidos declararam um embargo de exportação de diversos produtos, incluindo petróleo. Sem a fonte de combustível, o Japão tinha duas alternativas: aceitar um acordo humilhante concordando com a inviolabilidade da China; ou procurar petróleo em outro lugar. Não conseguiram firmar um acordo com as Índias Ocidentais Holandesas para o fornecimento de petróleo. Decidiram no final do verão de 1941 negociar mais uma vez com os Estados Unidos. Sem nenhum acordo, no final de 1941 era claro que a guerra era inevitável e ambos apressaram seus preparativos, mesmo assim um embaixador japonês foi enviado a Washington para apresentar uma última oferta, que evidente seria recusada. Foi um truque para manter as conversações, até que o Japão estivesse preparado. Quando Roosevelt, certo da intenção do Japão de romper relações diplomáticas, os japoneses atacaram a base naval de Pearl Harbor, na ilha havaiana de Oahu, as oito horas da manhã do dia 7 de dezembro de l941. A frota e os campos de pouso, desprevenidos, tiveram estrago total. Atingida a frota americana, os japoneses prosseguiram em seu programa de conquista no Pacífico. Simultaneamente ao ataque a Pearl Harbor, o Japão agiu rápido no extremo oriente e a primeira ilha a cair foi Hong Kong. No mesmo dia investiram sobre a maior ilha das Filipinas, Luzon, e uma base americana, também pega de surpresa, teve seu esquadrão destruído. O comandante americano em Luzon era o General Douglas MacArthur. Comandados pelo General Homma as tropas japonesas desembarcaram em Luzon e logo estavam rumo a capital, Manila. Os americanos isolados de qualquer reforço, capitularam em nove de abril de 1942, na ausência do General MacArthur. Também em oito de dezembro de 1941 os japoneses desembarcaram em três frentes na península malaia, com o objetivo de toma-la das mãos dos ingleses. O programa japonês prosseguiu sem obstáculos e seis meses após Pearl Harbor, Cingapura, Birmânia, Tailândia e Malásia estava, sob seu domínio e a Grã Bretanha tinha perdido todo seu sustentáculo no oriente. Em 18 de abril de 1942 os americanos revidaram Pearl Harbor bombardeando Tóquio, o que induziu o alto o comando japonês a tentar destruir a frota americana. No dia 4 de junho desferiram um ataque contra a ilha Midway tentando interromper o transito para a Austrália. No dia 5 de julho de 1942 os japoneses se dirigiam para Guadalcanal. No dia 7 de agosto os americanos desembarcaram na ilha para o contra ataque. Uma a uma após batalhas sangrentas, as retomadas foram acontecendo. Em janeiro de l943, após perder Guadalcanal o comando japonês percebeu que o fim estava próximo. No Natal de l944 a resistência na ilha Leyte terminou e em três de janeiro de l944 uma frota americana zarpou para desembarque na principal ilha filipina Luzon. Nas batalhas finais os japoneses utilizaram grande quantidade de ataques camicases e lutaram com terrível determinação, mas a proporção de soldados que se renderam foi bem maior. Suas perdas foram de 110.000 soldados contra 45.000 americanos. Isolados, sem abastecimento essencial e com a produção para a guerra acabada, o Japão se recusava a capitular nos termos incondicionais dos aliados. Foi determinado então o bombardeio atômico sobre as ilhas, Hiroshima, seis de agosto de l945 e Nagasaki no dia nove de agosto. Em dois de outubro de l945 a bordo do navio Missouri os japoneses capitularam.
Gabriel oliveira
ResponderExcluirTurma:94
:Em dezembro de 1941, a base de Pearl Harbor, no Havaí, pertencente aos EUA, foi atacada de surpresa pela Força Área do JapãoA partir de então, o presidente Roosevelt, dos EUA, enviou tropas norte-americanas para combater na Segunda Guerra Mundial, porém este fato não foi o único motivo da entrada dos EUA na guerra. Durante algum tempo, Roosevelt realizava acordos diplomáticos com o Primeiro-Ministro inglês Winston Churchill; juntos, assinaram o documento denominado Carta do Atlântico, cujo teor era contrário à ideologia e à política totalitária nazifascista.
NOME:MARIA EDUARDA DOS SANTOS
ResponderExcluirPROFESSOR:VITOR MOREIRA
TURMA:9°ANO 4
QUAL FOI A PARTICIPAÇÃO DA FRANÇA NA SEGUNDA GUERA MUNDIAL?
A frança foi lutar contra a Alemanha pela mesma ter ignorado o Tratado de Versalhes, que determinava que a Alemanha não poderia investir muito em forças armadas e nem provocar guerras.
Alemanha começou a invadir a Polonia, que fez com que a Inglaterra e a França declaracem guerra contra a Alemanha.
QUAL O MOTIVO DA ENTRADA DA FRANÇA NA SEGUNDA GUERRA?
A França entrou na II Guerra Mundial por motivos idênticos aos da Grã-Bretanha.
Tudo começou com a Alemanha, com Hitler no poder, a invadir diversos países europeus, pois tinha objectivos expansionistas e de supremacia da raça ariana. Os franceses, tal como os restantes países europeus, por medo ou não preparados para uma nova guerra mundial, não reagiam a estas ocupações. Entretanto a Itália, aliada da Alemanha, ocupou um novo território, a Albânia. Foi após esta invasão que a França e a Grã Bretanha decidiram que declarariam guerra aos alemães se novas ocupações viessem a acontecer.
Em Setembro de 1939, é então declarada guerra aos alemães por parte dos franceses em conjunto com os ingleses, pois a Alemanha invadira a Polónia.