do Professor Egon Wahldick -
E. B. M. Anita B. Ganancini -
E. B. Mansueto Tres
30/07/2014
Esqueletos encontrados em El Salvador podem guardar informações sobre vida pré-hispânica
Corpos estavam preservados sob cinzas vulcânicas há mais de 1.600 anos
POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS
Arqueólogos ao lado de um dos esqueletos encontrados nesta sexta-feira - HO / AFP
EL SALVADOR - Arqueólogos a descoberta de três esqueletos humanos em El Salvador, com mais de 1.600 anos. Os corpos estavam preservados em cinza vulcânica, na costa do Pacífico, num sítio de escavação denominado "Nueva Esperanza", a cerca de 90 quilômetros da capital, San Salvador. Para especialistas, o material, revelado nesta sexta-feira, pode guardar informações sobre assentamentos humanos remotos na região. Segundo arqueólogos e historiadores, a área foi coberta por cinzas de gigantescas erupções entre os séculos V e VI. Isso teria ajudado a preservar as evidências de um assentamento pré-hispânico costeiro, o qual possivelmente era dedicado à produção de sal e à pesca.
Para os arqueólogos, a descoberta abre uma nova porta para pesquisas arqueológicas salvadorenhas, que, até então, se concentravam em centros cerimoniais. Acredita-se que uma camada de aproximadamente dois metros de cinzas vulcânicas escondam preciosas informações sobre o cotidiano e o estilo de vida das antigas populações costeiras.
Os corpos são de dois adultos, com idades entre 25 e 35 anos, e uma criança, entre os 7 e 9 anos, com duas contas de argila em volta do pescoço. Dois dos esqueletos haviam sido sepultados com as pernas cruzadas, junto com oferendas que incluíam potes de argila e jarras com listras vermelhas e marrom.
O Departamento de Arqueologia do Museu Nacional de Antropologia, em El Salvador, ainda está atuando na limpeza dos restos. Um dente e uma parte das costelas serão usados para fazer análises químicas. O objetivo é descobrir sexo e idades exatas, além de conhecer detalhes de dieta e doenças que essas pessoas adotavam.
29/07/2014
Caros alunos, amigos meus:
Não sou o professor correto para escrever sobre o assunto abordado nesta noite de hoje: OVNI'S. Preferi escrever em letras garrafais para chamar a atenção. Como é a primeira abordagem no nosso site de História, resolvi postar duas matérias sem muito alarde ou polemica. É claro, em nossa escola o expert no assunto é meu amigo e nosso brilhante professor Wagner, de Ciências. Caso surgirem dúvidas, é com ele que vocês devem perguntar. Eu? sou só um simples professor curioso....e cheio de perguntas sem respostas.
Divirtam-se.
Ex-baterista do Megadeth, Nick Menza, filma OVNI
seguinte notícia já está circulando há alguns dias pela Internet, mas na minha correria do dia-a-dia deixei passar. Agora, graças à insistência de muitos leitores, aqui está para a apreciação de todos:
Nick Menza, ex-baterista do grupo Megadeth, estava descansando com seus filhos no seu jardim, quando, alegadamente, ele viu um OVNI.
Ele comentou:
“Eu estava na no meu jardim, com meus dois filhos e isto é o que vimos. Tinha o formato de um objeto triangular, com pontas arredondadas, brilhando amarelo e branco. Não tenho certeza o que era, mas parecia totalmente impressionante.”
O avistamento teria ocorrido em 14 de julho passado, em Studio City, Califórnia – EUA.
em 17 de julho e 19 de julho, publicamos aqui no OVNI Hoje dois artigos a respeito de uma misteriosa cratera que apareceu na Sibéria, a qual tem deixado os cientistas perplexos. Como se aquela cratera não bastasse, de acordo com o site Siberian Times, mais duas crateras similares à primeira foram encontradas, embora de tamanhos menores.
De acordo com o site russo, pastores de renas encontraram mais crateras, ao norte de onde foi encontrada a primeira, deixando os cientistas ainda mais confusos.
Milhões de pessoas ao redor do mundo acabaram sabendo sobre o buraco gigantesco, após o mesmo ter sido revelado pelo The Siberian Times. Agora, uma notícia emergiu a respeito de duas novas formações similares na permafrost (solo congelado), abrindo margem para mais intriga ainda sobre como surgiram.
As teorias para a formação das crateras vão desde meteoritos, mísseis perdidos, uma ‘pegadinha’ feita pelo homem, e alienígenas, até um coquetel explosivo de metano ou gás de xisto que explodiu repentinamente. A versão sobre o derretimento da permafrost devido às mudanças climáticas, causando uma liberação de gás metano, o qual então forçou uma erupção, é a favorita dos cientistas, embora eles estejam relutantes em oferecer uma conclusão final até que sejam feitos maiores estudos.
A segunda cratera se encontra na Península de Yamal – conhecida pelos habitantes locais como ‘o final do mundo’. Ela está a algumas centenas de quilômetros da primeira. Esta nova cratera está no distrito de Taz, próxima do vilarejo de Antipayuta, e tem 15 metros de diâmetro.
Um assistente de delegado do parlamento regional, ou duma, Mikhail Lapsui, examinou este fenômeno.
“Voei de helicóptero para inspecionar este funil no sábado, 19 de julho“, ele disse. “Tem o diâmetro de aproximadamente 15 metros. Também possui solo ao seu redor, como se tivesse havido uma explosão subterrânea.”
Segundo os moradores da região, o buraco se formou em 27 de setembro de 2013. Os observadores forneceram versões diferentes. De acordo com a primeira versão, inicialmente o local tinha fumaça, e então houve um brilho intenso. Na segunda versão, um corpo celeste teria caído lá.
A terceira cratera fica na Península de Taymyr, ao leste de Yamal, na região de Kransoyark. Ela foi acidentalmente descoberta por pastores locais, habitantes do vilarejo de Nosok.
Trata-se de um perfeito cone, dizem os moradores, e sua profundidade é de entre 60 e 100 metros, com um diâmetro de mais de quatro metros.
Os pastores quase caíram no buraco, que fica na rota do pastoreio. Eles tiraram fotos do buraco, as quais foram enviadas para cientistas do Clube de Exploradores Norilsk Taimyr.
Geólogos, ecologistas e historiadores não chegaram a um consenso sobre a origem da cratera, de acordo com relatos da região. “Não é como se fosse o trabalho de homens, mas também não se parece como uma formação natural“, diz um dos relatos.
28/07/2014
ATENÇÃO MEUS ALUNOS, CUIDADO COM AS MENTIRAS DOS CANDIDATOS..........
É ASSIM QUE OS POLÍTICOS NOS VEEM...
26/07/2014
O QUE EU FAÇO? CHORO OU DOU UMA RISADA? OU ACEITO A DESGRAÇA?
ATENÇÃO MEUS ALUNOS: COMEÇOU A CAMPANHA ELEITORAL.
Aqui vai algumas dicas:
As 20 maiores curiosidades da História!
17JUN
1. A maldição do carro de James Dean
Em setembro de 1955, James Dean perdeu a vida em um acidente de carro, enquanto dirigia seu Porsche. Depois do ocorrido o carro passou a trazer “má sorte”.
Quando o carro foi rebocado do local de acidente e levado a uma garagem, o motor escorregou e caiu sobre o mecânico, despedaçando ambas as suas pernas.
Mais tarde o motor foi comprado por um médico que o colocou em seu carro de corridas e faleceu logo depois que uma corrida começou. O mesmo ocorreu com outro piloto na mesma corrida; seu carro usava o eixo cardã do carro de Dean.
A garagem onde o Porsche foi reparado posteriormente foi destruída por um incêndio.
Mais tarde o carro foi exibido em Sacramento (EUA), mas caiu da armação em que estava e quebrou o quadril de um adolescente.
No Oregon, o trailer em que o carro estava sendo exibido deslizou de onde estava preso e destruiu a fachada de uma loja.
Finalmente, em 1959, o carro misteriosamente quebrou em onze pedaços enquanto estava suspenso em um suporte de aço.
2. Bebê é salvo duas vezes pelo mesmo homem
Em Detroit na década de 1930, uma mãe jovem (e incrivelmente negligente) deve ter sido eternamente grata a um homem chamado Joseph Figlock. O bebê da mulher que caía por uma janela bem alta foi salvo em pleno ar por Joseph e ambos saíram incólumes. Um golpe de sorte por si só. Porém, um ano mais tarde o mesmo bebê caiu exatamente da mesma janela sobre o mesmo homem enquanto ele passava pela rua. Novamente ambos sobreviveram ao evento. [Mysteries of the Unexplained]
3. Uma bala que atinge seu alvo anos mais tarde
Henry Ziegland pensou que havia driblado a bala. Em 1883, sua namorada tirou a própria vida após ele ter terminado o relacionamento. O irmão da moça, enfurecido, caçou Henry e deu um tiro nele. Acreditando que havia ceifado Henry, o rapaz apontou a arma para a própria cabeça e acabou com a própria vida. Mas Henry não havia falecido, pois a bala o havia atingido de raspão no rosto e se alojou em uma grande árvore. Certamente ele pensou que era um homem de sorte.
Anos depois, Henry decidiu cortar a grande árvore, que ainda tinha a bala em seu interior. A tarefa parecia tão formidável que ele decidiu explodi-la com algumas bananas de dinamite. A explosão propeliu a bala exatamente na cabeça de Henry, que, desta vez, não escapou. [Ripley´s Believe It or Not!]
4. Meninos gêmeos, vidas gêmeas
As histórias de gêmeos idênticos com vidas quase idênticas são comumente incríveis, mas talvez nenhuma seja tão única como a destes gêmeos idênticos nascidos em Ohio (EUA). Os gêmeos foram separados logo no nascimento, sendo adotados por famílias diferentes. Sem o conhecimento um do outro, ambas as famílias os chamaram de James. As coincidências apenas começaram. Ambos os James cresceram sem sequer saber um do outro, mesmo assim ambos receberam treinamento policial, ambos possuíam habilidades em desenhos mecânicos e carpintaria, e cada um deles casou uma mulher chamada Linda. Eles chamaram seus filhos de James Alan e James Allan. Ambos também divorciaram suas esposas e casaram com outras mulheres, ambas chamadas Betty. Ambos tiveram cães chamados Toy.
Quarenta anos depois de sua separação prematura eles foram reunidos. [Reader´s Digest, January 1980]
5. Como no livro
No século 19 o famoso escritor de terror Edgar Allan Poe escreveu um livro chamado “O relato de Arthur Gordon Pym”. Era sobre náufragos sobreviventes que ficaram muitos dias em um bote aberto antes de decidirem “abater” e devorar o camareiro, que se chamava Richard Parker.
46 anos mais tarde, em 1884, uma embarcação chamada Mignonette, afundou com apenas quatro sobreviventes que ficaram em um bote aberto por muitos dias. Alguns dias se passaram e os três membros mais experientes da equipe fizeram o mesmo que os personagens daquele livro e comeram camareiro, que se chamava, também, Richard Parker.
6. Lincoln e Kennedy
Abraham Lincoln foi eleito para o Congresso em 1846. John F. Kennedy foi eleito para o Congresso em 1946.
Lincoln foi eleito presidente em 1860, Kennedy em 1960.
Os nomes Lincoln e Kennedy têm sete letras.
Ambos estavam comprometidos com os direitos civis.
As esposas de ambos perderam filhos enquanto viviam na Casa Branca.
Os dois foram baleados numa sexta-feira.
O sobrenome da secretária de Lincoln era Kennedy. O sobrenome da secretária de Kennedy era Lincoln.
Ambos os presidentes foram assassinados por sulistas, e os dois foram sucedidos por sulistas.
Ambos os sucessores tinham o sobrenome Johnson.
Andrew Johnson que sucedeu a Lincoln nasceu em 1808. Lyndon Johnson que sucedeu a Kennedy nasceu em 1908.
Os primeiros nomes dos dois sucessores tinham o mesmo número de letras.
John Wilkes Booth que assassinou Lincoln nasceu em 1839. Lee Harvey Oswald, assassino de Kennedy, nasceu em 1939.
Os dois assassinos eram conhecidos pelos seus três nomes, e os nomes de ambos têm quinze letras.
Booth saiu correndo de um teatro e foi apanhado em um depósito. Oswald saiu correndo de um depósito e foi pego em um teatro.
Booth e Oswald foram assassinados antes de seu julgamento.
Lincoln foi morto na sala Ford, do teatro Kennedy. Kennedy foi morto num carro Ford, modelo Lincoln.
Uma semana antes de ser morto, Lincoln esteve em Monroe, Maryland. Uma semana antes de ser morto, Kennedy “esteve” na Marylin Monroe.
[Agradecimentos a Diego Willrich]
7. Assim como no livro (2)
Em 1898 o autor inglês de ficção científica Morgan Robertson publicou o romance “Futilidades”, editado em Londres. A obra a começar pelo título descreve o modo de vida da elite da época, em que os ricos possuíam empregados pessoais, os homens envergavam casaca em jantares suntuosos e as mulheres viajavam com baús repletos de jóias e roupas. Robertson conta a história da viagem inaugural do maior transatlântico jamais construído, considerado inafundável que, em uma fria noite de abril, choca-se com um iceberg e afunda.
Poucos passageiros conseguem salvar-se, pois havia quantidade insuficiente de botes salva-vidas (24)
O nome do navio gigantesco Titan
Ele media 240 metros deslocava 70 mil toneladas
Comportava três mil passageiros
O mês do afundamento foi abril
Passados 14 anos do livro de ficção de Robertson o Titanic afunda:
Havia apenas 20 botes salva-vidas
O Titanic tinha 271 metros
60 mil toneladas
2.228 passageiros
Os dois tinham três hélices propulsoras
Ambos tiveram o mesmo afundamento, na mesma localidade
O mês do afundamento foi abril
Meses após o afundamento do Titanic um navio à vapor estava viajando através do nebuloso Atlântico com apenas um jovem rapaz de vigília. Ele lembrou-se que estavam nas mesmas paragens de onde o Titanic havia afundado e ficou repentinamente apavorado pela coincidência, pois o nome do navio em que estava era Titanian. Por causa do seu horror ele soou o alarme e a nave parou bem em tempo: um enorme iceberg apareceu entre a névoa diretamente no seu caminho. O Titanian havia sido salvo. [Agradecimentos a Diego Willrich]
8. Gêmeos morrem em acidentes separados, na mesma Estrada, com duas horas de diferença
Em 2002 irmãos gêmeos faleceram em acidentes separados com poucas horas de diferença na mesma estrada na Finlândia. O primeiro dos gêmeos morreu depois de ser atingido por um caminhão enquanto pilotava sua bicicleta. Ele morreu há apenas 1,5km do local de onde seu irmão havia morrido. “Isso é simplesmente uma coincidência histórica. Apesar de a estrada ser bastante movimentada acidentes não ocorrem todos os dias”, disse a policial Maria-Leena Huhtala, à Reuters. “Fiquei de cabelo em pé quando ouvi que os dois eram irmãos, gêmeos idênticos…”, ela disse. (Fonte: BBC News)
9. Poker bizarro
Em 1858 Robert Fallon foi morto em um ato de vingança de seus parceiros de poker que disseram que ele ganhara US$ 600 trapaceando. Com o assento de Fallon vazio e ninguém interessado em pegar os US$ 600 considerados “malditos”, eles encontraram outro jogador para assumir o seu lugar e deram o dinheiro do homem morto para ele utilizar no jogo.
Quando a polícia chegou para investigar o ocorrido o novo jogador havia transformado os US$ 600 em US$ 2.200 em ganhos. A polícia exigiu que os US$ 600 originais fossem passados aos herdeiros de Fallon – apenas para descobrir que o novo jogador era o filho de Fallon que não via seu pai havia sete anos. (Fonte: Ripley´s Giant Book of Believe It or Not!)
10. Sósia do Rei Umberto I
Em Monza, Itália, o rei Umberto I foi a um pequeno restaurante para jantar, acompanhado de seu assistente General Emilio Ponzia-Vaglia. Quando o dono do restaurante tomou o pedido do rei, ele notou que ambos, o rei e o proprietário eram praticamente sósias tanto no rosto como fisicamente. Ambos começaram a conversar sobre as suas incríveis similaridades entre si e descobriram também:
Ambos nasceram no mesmo dia do mesmo ano (14 de março de 1844)
Ambos nasceram na mesma cidade
Ambos casaram com mulheres com o mesmo nome: Margherita
No mesmo dia da coroação do Rei Umberto como soberano da Itália o outro homem havia aberto seu restaurante
Em 29 de julho de 1900, o rei foi informado que o outro homem havia falecido em um misterioso tiroteio. Quando ele expressou em público o seu pesar foi morto por um anarquista na multidão.
11. Um romance que descrevia o espião ao lado
Quando Norman Mailer começou seu romance chamado Barbary Shore, ele não tinha planos de colocar um espião russo como personagem. Enquanto ele trabalhava no livro o espião foi tornando-se o personagem dominante da trama. Depois que o livro havia sido terminado, o Departamento de Imigração dos EUA prendeu um homem que vivia apenas um andar acima de Mailer, no mesmo prédio. Ele era o Coronel Rudolf Abel, o principal espião russo trabalhando nos EUA na época. (Fonte: Science Sigest)
12. Mark Twain e o cometa Mark Twain nasceu no mesmo dia da aparição do cometa Halley em 1835 e morreu no dia do seu aparecimento seguinte em 1910. Ele mesmo previu isso em 1909, quando disse: “Eu vim com o cometa Halley em 1835. Ele voltará ano que vem e eu espero ir-me com ele”.
13. Três estranhos com nomes complementares Na década de 1920 três homens ingleses estavam viajando separadamente de trem pelo Peru. Quando se apresentaram eles eram as únicas pessoas naquele vagão. Suas apresentações foram mais surpreendentes do que poderiam imaginar. O sobrenome de um deles era Bingham e do segundo Powell. O terceiro homem anunciou que seu sobrenome era Bingham-Powell. Nenhum deles era aparentado de nenhuma maneira. (Fonte: Mysteries of the Unexplained)
14. Cuidado com o táxi Em 1975, enquanto pilotava uma pequena moto nas Bermudas, um homem foi acidentalmente atingido e morto por um táxi. Um ano depois, o irmão deste homem foi morto da mesma maneira. Em realidade ele estava pilotando a mesma moto. Mas as coincidências apenas começaram. Ele foi atingido exatamente pelo mesmo táxi, pilotado pelo mesmo motorista, carregando o mesmo passageiro! (Fonte: Phenomena: A Book of Wonders, John Michell and Robert J. M. Rickard)
15. Uma escritora encontra um antigo livro Quando a escritora “estado-unidense” Anne Parrish estava passeando por sebos em Paris na década de 1920, ela encontrou um livro que era um dos favoritos de sua infância Jack Frost and Other Stories. Ela pegou o velho livro de sebo e mostrou para seu marido, dizendo que se lembrava da história desde sua infância. Seu marido pegou o livro e o abriu. Na contracapa inicial havia a inscrição: “Anne Parrish, 209 N. Weber Street, Colorado Springs”. Era exatamente o livro de Anne. (Fonte: While Rome Burns, Alexander Wollcott)
16. Misterioso monge evita três enforcamentos Joseph Aigner era bastante conhecido como pintor na Áustria do século 19 mas, aparentemente, era um cara miseravelmente infeliz: tentou o suicídio várias vezes. A primeira tentativa ocorreu quando ele tinha apenas 18 anos. Ele tentou se enforcar, mas foi interrompido pelo misterioso aparecimento de um monge Capuchinho. Quando ele tinha 22 anos tentou o enforcamento novamente, mas novamente foi salvo exatamente pelo homem. Oito anos depois sua morte havia sido comandada por outros que o haviam sentenciado — ironicamente à forca — por causa de suas atividades políticas. Novamente sua vida foi salva por intervenção do mesmo monge. Quando ele tinha 68 anos, Aigner finalmente foi bem sucedido ao tirar sua própria vida com uma arma de fogo. Aparentemente seu salvador não parava balas, mas seu funeral foi conduzido pelo mesmo monge Capuchinho, um homem que ele nunca conheceu. (Fonte: Ripley´s Giant Book of Believe It or Not!)
17. Achados e perdidos Em 1953, o repórter televisivo dos EUA Irv Kupcinet estava em Londres para cobrir a coroação da rainha Ellizabeth II. Em uma das gavetas em seu quarto, no Hotel Savoy, ele encontrou alguns itens que, como pode identificar, pertenciam a um homem chamado Harry Hannin. Por coincidência, Harry — uma estrela do basquete que jogava para os Harlem Globetrottres — era um bom amigo de Irv. Mas a história nos aguarda outra reviravolta. Apenas dois dias depois, a antes de Irv pudesse avisar Harry de sua sortuda descoberta, ele recebeu uma carta do próprio Harry. Na carta, Harry conta para Irv que quando esteve no Hotel Meurice, em Paris, ele encontrou uma gravata em uma gaveta do seu quarto com o nome “Irv Kupcinet” gravado! (Fonte: Mysteries of the Unexplained)
18. Uma carta destinada a duas pessoas No final da década de 1950, em uma viagem de negócios, o Sr. George D. Bryson parou e registrou-se no Hotel Brown em Louisville, Kentucky, EUA. Depois do processo terminado e ele haver recebido sua chave para o quarto 307, ele parou na mesa de correspondências para verificar se havia qualquer carta para ele. Em realidade havia uma carta, disse a moça enquanto entregava para ele um envelope endereçado, obviamente para Sr. George D. Bryson, do quarto 307. Isso não seria nada estranho, exceto pelo fato de que a carta não era para ele, mas para o ocupante anterior do mesmo quarto 307, outro homem chamado George D. Bryson. (Fonte: Incredible Coincidence, Alan Vaughan)
19. Ataques cardíacos gêmeos John e Arthur Mowforth eram irmão gêmeos que viviam a 130 km de distância no Reino Unido. Na tarde de 22 de maio de 1975, ambos sentiram severas dores no peito. As famílias de ambos os homens não estavam sabendo do adoecimento um do outro. Ambos foram levados às pressas para hospitais diferentes aproximadamente no mesmo horário. E ambos morreram de ataques cardíacos logo depois da chegada. (Fonte: Chronogenetics: The Inheretance of Biological Time, Luigi Gedda and Gianni Brenci)
20. O dia 21 era um péssimo dia para o rei Luís XVI Quando o rei Luís XVI da França era ainda criança, ele foi alertado por um astrólogo para sempre ficar atento no 21º dia de cada mês. Ele estava tão amedrontado que nunca trabalhava neste dia. Infelizmente Luís nem sempre estava atendo. No dia 21 de junho de 1791, por causa de Revolução Francesa, Luís e sua rainha foram presos em Varenes enquanto tentavam escapar da França. Em 21 de setembro de 1791 a França aboliu a instituição da Realeza e proclamou-se república. Finalmente, em 21 de janeiro de 1793, o Rei Luís XVI foi executado na guilhotina.