Prova de História para os 9ºs.
anos.
Aluno:_____________________________________sala:__________________
.
Conteúdo: Nazi-fascismo.
1 - Compare as ideias de superioridade e inferioridade racial que
fundamentaram estes regimes e o preconceito ainda existente em nossos dias.
(interpretativo)
2 - Que povo foi severamente perseguido durante o nazismo, no chamado Holocausto(sacrifício)?
3 - O que é nazismo?
4-O que é limpeza étnica?
2 - Que povo foi severamente perseguido durante o nazismo, no chamado Holocausto(sacrifício)?
3 - O que é nazismo?
4-O que é limpeza étnica?
5 - Relacione idéias e características
do Nazi-fascismo:
(1)Totalitarismo (2)Nacionalismo (3)Militarismo (4)Censura (5)Propaganda (6)Violência
contra as minorias (7)Anti-socialismo
|
( )ideologia baseada na
idéia de que só o que é do país tem valor. Valorização extrema da cultura do
próprio país em detrimento das outras, que são consideradas inferiores.
( )Defendiam o capitalismo, tanto que obtiveram apoio político e financeiro de banqueiros, ricos comerciantes e industriais alemães e italianos.
( )na Alemanha, perseguiram,
enviaram para campos de concentração e mataram milhões de judeus, ciganos,
negros, homossexuais e deficientes físicos.
( ) Hitler e Mussolini usaram este dispositivo para
coibir qualquer tipo de crítica aos seus governos. Nenhuma notícia ou idéia,
contrária ao sistema, poderia ser veiculadas em jornais, revistas, rádio ou
cinema. Aqueles que criticavam o governo eram presos e mortos.
( )usavam os meios de comunicação para divulgar suas ideologias. ( )regime político antidemocrático que concentrava poderes totais nas mãos do líder que podia tomar qualquer decisão
( )altos investimentos na produção de armas e
equipamentos de guerra. Objetivo de expansão territorial através de guerras.
Os jovens eram treinados e preparados fisicamente para a guerra. Culto à
força física
|
Leia os fragmentos de texto a seguir e resolva a questão:
A assinatura do tratado de paz deixou a Alemanha humilhada e despojada
de suas possessões. Perdeu seus territórios ultramarinos e, na Europa, a
Alsácia-Lorena e a Prússia Oriental. Os exércitos aliados ocuparam a região
do Reno, limitaram rigorosamente o tamanho do Exército e da Marinha alemães,
e o seu país foi obrigado a pagar indenizações que logo provocaram o colapso
de sua moeda e causaram desemprego em massa.
|
6 - O texto acima refere-se...
(a)Aos tratados impostos a Alemanha depois da Primeira Guerra Mundial .
(b)Aos acordos entre Alemanha e aliados para por fim ao Nazismo.
(c)Aos pesados pedágios de guerra impostos á Alemanha depois da 2ª
guerra.
7 - Nome da acordo que impôs
pedágio de guerra á Alemanha depois de sua derrota.
(a )Tratado de Versalhes. ( b)
Tratado de Madri. ( c) Tratado de
Tordesilhas.
8 - Principais líderes do Nazi
fascismo na Alemanha e Itália
respectivamente durante a segunda guerra mundial.
(a )Adolf Menguele e Adolf Hitler. ( b)Adolf Hitler e Benito Mussolini. ( c)Benito Mussolini Adolf Hitler.
9 - As sentenças abaixo foram justificativas de Hitler para a guerra.
Exceto.
(a ) judeus e comunistas tinham que pagar porque haviam traído a
Alemanha .
(b ) O povo alemão tinha sido brutalmente oprimido pelos vencedores da
guerra, tinha que haver uma revanche.
(c )O povo alemão merecia vencer os inimigos por causa da sua
superioridade racial.
(d)O território alemão era suficientemente grande para abrigar a raça
ariana então os judeus deveriam se mudar para os países vizinhos
10 - Leia e trecho abaixo
e complete a lacuna com a sentença que mais se inseri no seu contexto .
A preocupação primária de Hitler durante o período de guerra foi com a
necessidade alemã de Lebensraum, ou seja, ____________________. Se o país
devia passar de nação de segunda categoria para primeira potência mundial,
necessitava se expandir, e se precisava comportar uma população em rápido
crescimento e exigindo prosperidade, necessitava de terras para cultivo e
matérias-primas para energia e indústria.
|
(a)Um espaço vital para abrigar a população superiora da Alemanha.
(b)Uma guerra relâmpago contra os inimigos para pega-los de surpresa.
(c) Uma vingança contra os vencedores da 1ª guerra que humilharam a
Alemanha.
11.
O período de entre guerras (1919-1939) foi caracterizado pelo aparecimento de
regimes autoritários na Europa. A esse respeito, é correto afirmar que:
(01)
Esses regimes podem ser entendidos como uma alternativa tanto à ordem liberal
tradicional quanto ao regime comunista. (02)
No período em questão, acentuaram-se as dificuldades dos regimes democráticos e
acentuou-se o fracionamento político, o que dificultava o estabelecimento de
maiorias parlamentares que pudessem garantir a continuidade administrativa.
(04) A
incapacidade dos regimes de democracia liberal de contornarem a crise econômica
dos anos 1920/30, também contribuiu para abrir espaços para a expansão dos
regimes autoritários. (08) Parte importante no projeto do nazismo de unificação das vontades
coletivas foi a ênfase na liberdade de expressão e na igualdade entre as raças.
(16) A expansão dos
regimes autoritários se fez com base num acentuado internacionalismo e
cosmopolitismo, rejeitando-se qualquer ênfase em temas nacionalistas.
32)
A tomada do poder pelos nazistas e fascistas teve uma significativa
participação popular, inclusive com grandes manifestações de massa.
Soma da sua resposta= ( )
12. TEXTO I:
"O caráter intolerável atingido pelo desemprego entre as duas guerras, na
Grã-Bretanha, deve-se à conjugação da sua amplitude com a sua duração. O
desemprego devastou regiões inteiras: (...) Por toda a parte, lojas fechadas,
casas arruinadas, janelas com tábuas e cartão no lugar de vidros. Únicos
ofícios prósperos: o dos corretores de apostas. Nesta existência sem esperança,
recorre-se desesperadamente ao jogo, às apostas." (Bedarida apud MARQUES,
p. 33) TEXTO
II: "Alemanha, 1923: dinheiro vira papel de parede '(...) em 1923, no auge
da crise econômica, iniciou-se o ano com o dólar valendo 18.000 marcos. Em
julho, a moeda americana chegou a 160.000 marcos e, em novembro, os alemães precisavam
amontoar 2,5 trilhões de marcos para comprar 1 dólar. Naquele mês, em Berlim,
um pão, que no começo do ano já valia fantásticos 250 marcos, passou a custar
200 bilhões de marcos. As donas-de-casa passaram a ir às compras carregando
baldes de dinheiro.' " (Veja apud MARQUES, p. 40)
TEXTO III:
"Na Rússia a revolução da classe trabalhadora teve êxito. Mas a desilusão,
a fome e a miséria, que se seguiram à I Guerra Mundial, atraíram muitos
recrutas às fileiras dos revolucionários, em toda parte. (...) Isso ocorreu
particularmente na Itália e na Alemanha. Os capitalistas desses países tiveram
pela frente uma classe trabalhadora revolucionária que lhes ameaçava o
poder." (Huberman apud MARQUES, p. 36)
Tomando-se
por base a análise dos textos e os conhecimentos sobre o período entre guerras,
pode-se afirmar: (01) O texto I
retrata a situação de sociedades em crise, nas quais as necessidades básicas
não são satisfeitas, e a desesperança leva à busca de dinheiro fácil através do
jogo. (02) No texto II, as referências à utilização
do dinheiro como papel de parede e à quantidade de dinheiro utilizado pelas
donas-de-casa nas compras demonstram a desvalorização da moeda e a crise
inflacionária vivida pelos alemães, nos anos subsequentes à Primeira Guerra
Mundial.
(04) As "fileiras dos
revolucionários", referidas no texto III, que ameaçavam o poder dos
capitalistas da Itália e da Alemanha possibilitaram a afirmação do poder
socialista na Europa Central, nos anos trinta.
13 - Considere
os seguintes itens:: I. nacionalismo e unitarismo; II.
controle estatal da imprensa, educação, teatro, cinema, rádio e muitos setores
da produção e do comércio; III. economia
dirigida, visando às indústrias de guerra e fim do desemprego; IV. militarismo e "espaço vital". I, II, III, IV identificam
características do Estado a) nazista. b) liberal. c) absolutista. d) democrático. e) constitucional.
14 - "Os
verdadeiros chefes não têm nenhuma necessidade de cultura e ciência". (H.
Goering) "Quando ouço a palavra cultura, ponho a mão no revólver." (J.
Goebbels) "Os
intelectuais são como as rainhas que vivem das abelhas trabalhadoras." (A.
Hitler) "Sem espírito militar a escola alemã não poderá existir. Um
professor pacifista é um palhaço ou um criminoso. Deve ser exterminado."
(Ministro Schewemm - Bavária)
"Professores alemães
... nenhum menino e nenhuma menina da escola devem sair de vossas aulas sem o
sagrado propósito de ser um inimigo mortal do bolchevismo judeu, na vida e na
morte." (F. Weachter)
Contextualizando
historicamente as declarações anteriores, de lideranças nazistas na Alemanha,
pode-se afirmar que a) o nazismo não tinha nenhum projeto para as áreas de educação e
cultura, pois dentro da perspectiva do culto ao corpo e da obediência sem
questionamentos, aquelas lhes eram completamente indiferentes. b) ao contrário da produção cultural, à qual eram refratários, os
nazistas permitiram a permanência das diretrizes educacionais da República de
Weimar.
c) tanto a educação como a
cultura foram áreas enquadradas dentro dos pressupostos básicos do regime
transformando-se em instrumentos ideológicos de controle e propaganda.
d)
o Estado nazista interveio fortemente somente nas escolas freqüentadas por
alunos não-arianos e filhos de pais bolcheviques e)
educação e militarização da sociedade eram projetos excludentes dentro do projeto nazista de
dominação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário